Celestino Medina Melo, nascido a 18 de Agosto de 1926, era uma figura notável da Ilha Graciosa e um dos principais notáveis da Freguesia de Guadalupe.

Fez uma vida de comerciante, o seu estabelecimento situado no Barro branco, vendia um pouco de tudo, desde mercearia ate mesmo motos e bicicletas. Recebia todas as pessoas com toda a educação alegria e simpatia que só ele sabia ter, o seu estabelecimento também era lugar de convívio onde se discutia os problemas da ilha e da vida, e onde se cultivavam amizades, algumas dessas duradoiras ate ao fim da sua vida.

A 29 de Setembro de 1963, nascia a Filarmónica União Progresso de Guadalupe, sendo o senhor celestino um dos principais fundadores e também o primeiro presidente desta. Foi também músico fundador, mais propriamente de sax tenor, tendo tocado desde o primeiro dia da banda, ate a saúde o permitir. Com a música no coração, muito deu á sua filarmónica, tendo sido a sua ultima oferta, um sax tenor (instrumento que tocava) que ofereceu no jantar de natal desta em Dezembro de 2016.

Exerceu as funções de Presidente de Junta no período entre 1967 e 1975, tendo sido o presidente em funções na altura do 25 de Abril.

Grande adepto do Sporting Club de Guadalupe, onde também pertenceu a varias direcções, e também onde fazia questão em participar nas festas e bailes daquela sociedade.

Foi sem dúvida um homem que marcou uma geração no Guadalupe, batalhando numa altura onde a riqueza não era abundante e só com a força de todos se conseguia fazer alguma coisa.

Faleceu as 6:00 do dia 22 de Fevereiro de 2016, esta Junta de Freguesia quer deixar em jeito de homenagem e também de condolências a toda a sua família, um voto de pesar pelo desaparecimento de tão ilustre cidadão Guadalupense, que partiu para junto de Deus, mas que para sempre será lembrado nesta Freguesia, e nos nossos corações.